Rua Comendador
António Fernandes da Costa
Virgínia Pimenta
A rua poética
No âmbito da Atividade Integradora, na área de Cultura, Língua e Comunicação, foi-me proposto conhecer um pouco melhor, para depois divulgar, a escritora Agustina Bessa-Luís e a sua ligação a Vila do Conde, pelo que tive a oportunidade de conhecer o seu percurso de vida e algumas das suas obras publicadas. No seguimento desta proposta, com os meus colegas de curso, percorri Vila do Conde e fotografei uma das ruas onde viveu esta autora. Esta fotografia a que dei o nome de “A rua poética” é da minha autoria, foi tirada no 24 de maio de 2021, na Rua Comendador António Fernandes da Costa, onde fica uma das casas onde Agustina passou férias.
Nesta fotografia destaca-se a calçada portuguesa, algo muito característico desta zona. Trata-se de uma rua com muitas casas, dando-se destaque para uma grande casa branca de grades verdes, um antigo convento de freiras. É certo que esta rua aparenta ser fria e pouco iluminada, mas talvez não fosse assim no tempo em que Agustina por aqui passava férias. Quem sabe se, nesses tempos, pés alegres e divertidos pisavam esta calçada.
Sabemos que Agustina Bessa-Luís viveu durante algum tempo na cidade de Vila do Conde e em algumas freguesias do município. Em algumas das suas obras mencionou estas estadias, nomeadamente em Colar de Flores Bravias, O Soldado Romano e Antes do Degelo, título com que ganharia o Prémio Camões. Foi também em Vila do Conde que criou uma grande amizade com José Régio.
Agustina Bessa-Luís foi uma grande escritora portuguesa, bastante reconhecida pelas suas magnificas obras e que partilhou momentos da sua vida com Vila do Conde e com as suas gentes.