top of page

Círculo Católico de Operários

João Martins

Porta para a Cultura

     No dia 24 de maio de 2021, por voltas 19 horas, no percurso fotográfico que realizei com os meus colegas de curso EFA – NS, no âmbito da Atividade Integradora “Percorrer e aprender”, passámos na rua denominada vulgarmente por “Rua do Tribunal”. Foi aqui que captei esta imagem a que dei o título de “Porta para a Cultura”. 

     Nesta imagem, podemos ver um aparentemente modesto edifício, com uma arquitetura moderna. Quem para ele olha não diz o que ele encerra. 

     A parte inferior destaca-se por ser forrada a granito, o que lhe dá alguma imponência, e a parte que envolve o prédio, e forma uma espécie de moldura, apresenta, do lado esquerdo, letras metálicas na vertical. Estas letras dizem “Círculo Católico de Operários", o nome da associação criada em 1905. É esta fachada que nos causa um impacto imediato e atrai o nosso olhar para a porta principal que nos convida logo a entrar. Lá dentro está todo um mundo cultural bastante eclético que apenas podemos adivinhar, mas que muitos vilacondenses, tal como eu, puderam vivenciar.  

     Foi aqui que muitos de nós fizeram teatro, cantaram e tocaram, recitaram e receberam aplausos. Foi aqui que crescemos culturalmente. Também os que arriscaram a escrita aqui receberam os seus prémios Joaquim Pacheco Neves, um dos seus ilustres sócios honorários. 

A vida de Joaquim Pacheco Neves em Banda Desenhada

Visualizar a versão portuguesa aqui.

Visualizar a versão inglesa
aqui.

bottom of page