top of page

Casa Sonia e Robert Delaunay

Diogo Rodrigues

A porta verde

     Esta fotografia intitulada “A porta verde” é da minha autoria. Chamo-me Diogo Rodrigues e sou formando do Curso EFA da Escola Secundária José Régio. Trata-se de uma imagem captada no percurso fotográfico feito no âmbito da Atividade Integradora, no dia 24 maio de 2021. 

   Nesta foto, com bastante nitidez, conseguimos ver uma porta verde, de um verde já desgastado pelo sol. Na parte superior desta porta há uma bandeira em ferro, com recortes em forma de losangos, que permitem a entrada de luz para o interior do espaço. Nas paredes, mesmo junto da porta, reparamos num grande desgaste de tinta, provocado pela passagem do tempo, e também o salitre, devido à proximidade do mar. Existe, ainda, do lado esquerdo, uma placa em mármore branco, com as letras em preto, que nos dizem quem aqui viveu. Sonia e Robert Delaunay  viveram aqui em Vila do Conde entre 1916 e 1917, período em que ambos criaram obras de artes plásticas. Sonia foi, inclusivamente, figurinista. Saliente-se que esta é uma porta banal, como qualquer outra, mas por ela entrou e saiu, repetidamente, um casal muito reconhecido no mundo artístico no século XX. 

     Concluindo, deixo aqui o que considero ter sido o objetivo deste trabalho, o de sermos repórteres fotográficos e darmos a conhecer o lugar fotografado, bem como a figura vilacondense que tem estreita relação com esse mesmo lugar.  

A vida de Sonia e Robert Delaunay em Banda Desenhada

Visualizar a versão portuguesa aqui.

Visualizar a versão inglesa
aqui.

bottom of page