top of page

Casa de José Régio

Ana Luísa Fangueiro

A casa da porta vermelha

     A fotografia a que dei o título de “A casa da porta vermelha” é da minha autoria e foi tirada no dia 24 de maio de 2021, no âmbito da Atividade Integradora do curso EFA que frequento. Na área de competência-chave de Cultura, Língua e Comunicação foi-me proposto explorar a vida de José Régio, o que me levou a caminhar por Vila do Conde e a fotografar a casa onde viveu este conhecido escritor, situada na Avenida José Régio. 

      De entre várias imagens captadas neste local, escolhi esta por mostrar parte da avenida à qual foi dada o nome do escritor e onde se situa a casa onde morou durante muitos anos da sua vida. 

     Nesta fotografia podemos apreciar uma parte da fachada da pequena, mas bela casa amarela, que em dias de sol lembra o ouro, destacando-se a sua porta vermelha e as letras que identificam o edifício público, da mesma cor da porta. Para além disso, destacam-se os seus azulejos, muito típicos, que embelezam a fachada e maravilham os olhos de quem a vê. Vemos ainda uma bonita varanda, que proporciona uma vista alargada da avenida, muito diferente dos tempos em que Régio de lá olhava a rua. Quem sabe se seria a mesma varanda, se estaria degradada ou se teria musgo.

     Esta fotografia documenta um espaço que dignifica a cidade de Vila do Conde e que se encontra aberto ao público. Quem visita a casa de José Régio ficará a conhecer melhor o sítio que era o aconchego deste cidadão tão ilustre. O nome do autor está perpetuado, também, numa escola secundária desta localidade e na Biblioteca Municipal.

A vida de José Régio em Banda Desenhada

Visualizar a versão portuguesa aqui.

Visualizar a versão inglesa aqui.

bottom of page