Casa Antero de Quental
Conceição Carvalho
A casa de um poeta
No dia 24 de maio de 2021, a turma de CLC realizou, no âmbito da Atividade Integradora do curso EFA da ESJR, uma aula no exterior. Andámos pelas ruas antigas de Vila do Conde e encontrámos a casa de Antero de Quental enfeitada com as cores e símbolos das festas populares de S. João. A fotografia da minha autoria, que intitulei 'A casa de um Poeta', mostra uma construção reabilitada pela Câmara Municipal de Vila do Conde.
A Casa encontra-se num largo, espaçoso e ensoleirado, com o nome do poeta e filósofo Antero de Quental. A mesma é composta de dois andares, onde podemos ver três janelas de guilhotina com vidros pequenos, duas varandas em ferro trabalhado e duas portas maciças duplas e brancas, por onde podemos entrar e descobrir as diversas iniciativas ligadas à vida e obra de Antero de Quental, assim como da Geração de 70. A década que passou nesta cidade foi das mais inspiradoras da sua vida.
À esquerda, encontra-se uma placa de mármore fixada na parede onde podemos ler uma homenagem da Câmara Municipal de Vila do Conde, datada de 1895.
A requalificação de locais ligados a personagens influentes da época mostra a riqueza cultural de Vila do Conde. Permite-nos descobrir que diversos artistas, sejam eles poetas, filósofos, escritores, escultores ou pintores foram inspirados pelas paisagens e passaram uma parte das suas vidas nesta cidade.